Primeiramente, coworking é hoje muito mais que uma forma de trabalho baseada no compartilhamento de um espaço. É uma das modalidades mais procuradas pelos novos empreendedores que querem crescer de forma independente.
Se por um lado o contato presencial se torna cada vez menos necessário em diversos setores, estimulando empresas a adotarem o trabalho home office ou híbrido, por outro lado está o coworking ampliando sua popularidade.
Ainda assim, será que o coworking realmente é viável para você? Hoje vamos fazer um paralelo entre coworking x escritório tradicional. Esperamos contribuir com essa determinante decisão.
Reconhecendo as diferenças entre o escritório tradicional e coworking
A princípio, antes de considerar as diferenças entre um escritório tradicional e o coworking, para fazer sua escolha é preciso ter em mente o que você mais valoriza.
Além disso, reconheça com honestidade não só suas necessidades individuais e profissionais, mas também as necessidades do seu negócio.
Você é único e a sua forma de trabalhar também, então vale a pena levar em conta tudo que lhe diremos a seguir.
5 principais características do escritório tradicional
1. Alto custo inicial
No escritório tradicional, além das burocráticas sobre a locação, como o seguro-fiança e fiador, você terá de arcar com meses de adiantamento do aluguel e possíveis adaptações físicas no local.
2. Personalização
Se comparado a um coworking, um escritório tradicional lhe dá mais liberdade para adaptar espaços, seja com decoração ou com instalação de maquinário.
3. Showroom e vendas diretas
Dependendo do seu segmento, esse é um dos pontos mais importantes. No escritório tradicional você pode contar com um grande showroom para realizar vendas diretas ao seu público.
4. Gestão de mercadoria
A gestão e armazenamento de grandes quantidades de mercadoria no coworking é inviável por conta do compartilhamento de espaços. Essa é uma vantagem do escritório tradicional.
5. Tradicionalismo
Esse ponto pode ser uma desvantagem, dependendo do seu setor, pois o coworking se relaciona à modernidade. Mesmo assim, se você é de áreas tradicionais como a jurídica, a formalidade do escritório tradicional é mais indicada.
9 principais vantagens do coworking
1. Flexibilidade
Primeiramente, entre as vantagens do coworking há a possibilidade de contratos sem fidelidade, ou seja, sem um período obrigatório que você precisa cumprir. São contratos flexíveis que podem ser renovados mês a mês.
2. Custo-benefício
De antemão, vale salientar que o coworking é uma opção muito mais econômica, pois nele você paga apenas um valor preestabelecido, sem custos adicionais de manutenção e sem preocupação com limpeza, aluguel, energia, taxas de condomínio, etc.
3. Credibilidade
Além de poder optar por um ambiente que já tem o estilo do seu cliente, você pode contratar um coworking que “se comporta” como a sua marca. São espaços que você realmente pode chamar de seu e às vezes nem seu cliente percebe que são coworking.
4. Praticidade
Analogamente, a praticidade é um dos pontos mais fortes, sobretudo se você quer começar agora e pôr seu foco inteiramente em seu trabalho sem se preocupar com mobiliário, estruturação e endereço fiscal – quando autorizado.
5. Mais possibilidades
Ao mesmo tempo, no coworking você pode ter acesso a vários ambientes que não poderia em um escritório tradicional por questão de custo, como sala de reunião para grande público, espaços com paisagismo, cafeteria e até ambientes pet friendly.
6. Localização privilegiada
Além disso, os melhores coworkings estão instalados em localizações cuidadosamente planejadas para que você esteja perto de tudo e de todos.
7. Networking
Em outras palavras, o ambiente coworking é uma grande oportunidade para criar novas relações, trocar experiências e crescer profissionalmente graças ao seu entorno multidisciplinar.
8. Gestão de correspondência e atendimento telefônico
Ou seja, também é possível contar com um atendimento que fará a gestão de suas correspondências e atenderá suas chamadas telefônicas em um número comercial que você poderá usar em seus cartões de visita.
9. Facilidades adicionais
Ainda mais, além de todos os gastos que você não precisará pagar, há espaços que oferecem serviços de catering, café e até mesmo a divulgação do seu negócio. E você também pode ser convidado para participar de eventos diversos promovidos pelo espaço.
Conclusão: Coworking X Escritório Tradicional
Em suma, se você ainda está com dúvida entre coworking x escritório tradicional, nossa sugestão é de que experimente o coworking, afinal você pode optar por um contrato flexível de apenas 1 ou 2 meses.
Por fim, para você que busca independência, o coworking é uma forma de otimizar seu tempo e ampliar sua produtividade. Como resultado, as vivências e trocas que o coworking vai lhe oferecer vão se converter em motivação que somada ao seu crescimento e seu foco no que realmente importa elevarão seu negócio para o próximo nível.