mulher acompanhando o crescimento de podcasts e videocasts

Por que o crescimento de podcasts e videocasts já é uma revolução?

Antes de mais nada, se você contribui para o crescimento de podcasts e videocasts – mesmo que seja apenas os acompanhando – acredite, você já está participando de uma verdadeira e profunda revolução que faz muitos perderem o sono.

Quem trabalha com comunicação costuma ouvir que o conhecimento é sedutor. Provavelmente você deve concordar, afinal, visitar nosso blog é uma prova de que você gosta de estar bem-informado; mas vamos ousar um pouco mais e assumir que você também é um consumidor regular de podcasts e videocasts.

A chance de termos acertado essa suspeita é alta, já que o crescimento dos podcasts e videocasts é tão expressivo que o mecanismo de busca Listen Notes registra mais de 2,7 milhões de podcasts pelo mundo e o Brasil em 2021 como o 2º país com o maior mercado para esse tipo de formato de conteúdo, perdendo apenas para os EUA.

 

Podcasts e videocasts foram incorporados ao cotidiano

Podcasts e videocasts já eram bem conhecidos, pois o feed RSS, que é a tecnologia para a distribuição de informação em tempo real na Internet, já existe há mais de 17 anos.

Entretanto, não é de se surpreender que a carência de conexões reais durante a pandemia estimulasse as pessoas a buscar infinitas novas formas de entretenimento acessíveis durante o confinamento, e que o crescimento de podcasts e videocasts atingisse um número tão imponente de pessoas.

É interessante reparar como hábito de consumir materiais nesses formatos se manteve e continua crescendo mesmo com o avanço da retomada, fortemente puxado por seu potencial educativo percebido pelas instituições de ensino, embora conteúdos sobre cultura, negócios, espiritualidade, comédia e saúde também estejam entre os mais procurados.

 

O boom dos podcasts e videocasts

A avalanche de podcasts e videocasts segue imparável, e a demanda por eles também, afinal, as exigentes rotinas da sociedade moderna impulsionam a necessidade de realizarmos diversas tarefas simultaneamente.

Nesse contexto, podcasts e videocasts se mostram como formatos de conteúdo extremamente incorporáveis ao dia a dia não só de pessoas que pretendem se distrair enquanto realizam tarefas manuais ou exercícios físicos, mas também de pessoas que preferem aprender ou se entreter de forma mais leve.

A verdade é que podcasts e videocasts estão virando o novo rádio e a nova TV, pois suas produções cada vez mais facilitadas e suas vastas disponibilidades em diferentes canais favorecem um alcance global jamais verificado, e isso está descentralizando o monopólio de influência comunicativa dos veículos tradicionais.

 

Conheça o Espaço MIND SP e nossas soluções para podcasts e videocasts, com estúdio equipado e equipe audiovisual especializada.

 

Declínio dos meios de comunicação tradicionais

Há muitos anos que o apertar de botões em um controle remoto vem sendo substituído pelo arrastar de dedos em uma tela.

Embora seja uma realidade que o consumo de televisão tenha aumentado durante o primeiro ano da pandemia, vale lembrar que grande parcela dessa audiência buscava exclusivamente apenas atualizações sobre a Covid-19.

Segundo informes da consultoria europeia Barlovento, especializada na indústria televisiva-audiovisual, em 2021 houve uma queda de 11% na audiência da TV tradicional resultando em 214 minutos diários de consumo por pessoa, 26 minutos a menos que 2020.

O desafio da televisão e do rádio vai além de rever o diferencial de sua oferta programática, pois o crescimento dos podcasts e videocasts está provocando o empoderamento do telespectador e acelerando mudanças profundas no setor audiovisual.

 

Como embarcar no crescimento de podcasts e videocasts

Quem tem uma marca ou projeto e deseja ingressar no crescimento dos podcasts e videocasts, está fazendo uma excelente escolha, pois poderá se conectar de forma mais aproximada ao seu público, ou até mesmo criar novas audiências, e além de possibilitar mais networking, será capaz de se posicionar com mais autoridade em seu segmento.

Embora a perspectiva seja fortemente estimulante, é importante considerar algumas dicas valiosas. Contar com uma estética sonora, pensar em uma temática atrativa e edição de qualidade são fundamentais, mas também leve em conta as plataformas que irá utilizar e quais são as especificidades de cada uma. Qualidade de conteúdo e regularidade são palavras de ordem.

Excelentes estúdios disponibilizam serviços audiovisuais à sua medida. Se você quer maximizar o alcance da sua comunicação e está planejando criar podcasts e videocasts, conheça o Espaço Mind. Nosso estúdio equipado conta com cortinas blackouts, placas acústicas, captação, som e iluminação, além de uma equipe especializada em serviços de áudio e edição.

Quer conhecer nosso espaço e tudo o que podemos oferecer? Entre em contato!