como a constelação familiar pode harmonizar

Descubra como a Constelação Familiar pode harmonizar sua vida

A Constelação Familiar é uma das vivências periódicas do Espaço Mind, que conta com especialistas na técnica, incluindo facilitadores formados por seu próprio criador, Bert Hellinger. É baseada em 3 pilares, chamados de lei da ordem, lei do pertencimento e lei do equilíbrio, e ao trazer suas angústias cotidianas para o workshop, os representantes sentem naturalmente no corpo um meio de acessar seu inconsciente e encontrar com a ajuda do grupo mais clareza e compreensão. Descubra como a Constelação Familiar pode harmonizar sua vida.

Conciliar sua história para poder continuar a escrevê-la é um requisito cada vez mais desejado por aqueles que procuram construir uma vida mais sã e desfrutar das autênticas satisfações de estar alinhado com a sua melhor versão.

É nesse contexto que a Constelação Familiar vem ganhando destaque entre as terapias alternativas, como uma poderosa ferramenta rápida e prática para dissolver problemas, sejam familiares, profissionais, de relacionamentos ou comportamentais.

A princípio, já se questionou pelo porquê de você sempre agir de determinada forma em uma dada situação e de onde vem algum trauma inexplicado? Ou até mesmo se perguntou pelo porquê de certo padrão de vivência se repetir em sua família?

Essas e outras questões que afetam diretamente sua felicidade são tratadas pelos facilitadores da Constelação Familiar, e, segundo eles, podem ter respostas que vêm até mesmo de gerações passadas.

Nesse sentido, se você ficou curioso ou já está até mesmo pensando em participar de uma sessão e saber como a Constelação Familiar pode harmonizar sua vida, recomendamos que confira abaixo alguns pontos importantes para entender um pouco mais sobre essa poderosa ferramenta. Assim você poderá se decidir com mais conforto e se sentirá mais à vontade para tirar o melhor proveito de sua sessão.


Um panorama sobre a Constelação Familiar

À primeira vista e a grosso modo, a Constelação Familiar é uma forma de terapia com abordagens semelhantes ao psicodrama e à psicoterapia breve, envolvendo dramatizações e ações rápidas. É um processo que pode ser se realizar em grupal ou individualmente, que busca trabalhar com as partes mais profundas da nossa consciência.

Em outras palavras, geralmente funciona como uma reunião de pessoas, que podem ou não possuir vínculos entre si, e que se ajudam em uma sessão guiada por especialistas – também chamados de consteladores ou facilitadores – que se baseiam nos fundamentos propostos pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger (1925-2019), com seus conceitos fenomenológicos e energéticos.

Embora tido como um método empírico, ou seja, que se baseia em observações e vivências do próprio pesquisador, e ainda não seja devidamente reconhecido pelos meios científicos por conta do alto grau de subjetividade dos temas e por carência de volume de estudos que comprovem sua efetividade, ressaltamos que a eficácia desse método se respalda na capacidade de permitir às pessoas que possam observar suas situações em outra perspectiva e encontrar alternativas para elas.


Como funciona a Constelação Familiar

Em síntese, em uma Constelação Familiar participam o constelador e o constelado. Caso a sessão seja individual, os membros da família podem ser representados por bonecos, mas se a sessão é em grupo, os demais participantes atuam como representantes.

Inicialmente o constelador age como um observador externo e depois atua como participante, tomando parte na representação. Normalmente os constelados participam das sessões uns dos outros auxiliando ao representar parentes ou outras pessoas importantes próximas, incluindo até mesmo pessoas que já faleceram e de gerações passadas.

As pessoas escolhidas representam as vivências do inconsciente da pessoa constelada, e sua localização no espaço representa os laços invisíveis que as unem no sistema. A dinâmica ocorre por meio de conversas que visam solucionar traumas, gerar insights e traçar soluções para uma vida mais satisfatória e saudável. É comum abordar questões com os pais, filhos, relacionamentos amorosos, profissionais, além de outros temas.

Não há necessidade de que os participantes tenham conhecimento prévio sobre a técnica, já que a sessão é guiada e dá lugar à luz oculta de uma linguagem corporal intuitiva, criativa, sensorial e fortemente emocional. Mas se você deseja se antecipar e já saber como a Constelação Familiar pode harmonizar sua vida, trouxemos os 3 princípios-base que serão abordados abaixo.


Conheça o Espaço MIND e nossas sessões de Constelação Familiar, além de soluções para locação de salas, consultórios e muito mais


Lei da Ordem

A Constelação Familiar se rege por uma ordem hierárquica que leva em conta a cronologia, ou seja, os que nasceram primeiro têm autoridade sobre os mais novos. Para exemplificar, uma pessoa deve entender e respeitar seu pai, seu pai deve entender e respeitar seu avô, e assim por diante.

Sendo assim, procura evitar com que o participante tome a frente ou até mesmo tire a função do mais velho, garantindo o seu reconhecimento ao não tomar as dores ou frustrações dos outros para si, mesmo que por boa intenção.


Lei do Pertencimento

A essência desse princípio está na noção de que toda a cadeia – ou sistema – não tolera exclusões. Ou seja, leva em conta o fato de que todos nós pertencemos a algum grupo, seja familiar, profissional ou qualquer outro; nosso desejo é o reconhecimento e respeito, mesmo que inconscientemente.

A transgressão dessa norma reverbera em toda o sistema e considera que ao excluir alguém nós nos excluímos, ou isso resultará na eleição de algum outro membro do grupo para o qual essa exclusão será reproduzida por meio de algum conflito.


Lei do Equilíbrio

Para se manter vivo, o sistema se baseia em uma relação de trocas. Há um constante dar e receber que tem como plano de fundo o amor e o instinto humano de ser amigável e gentil, mas apesar disso e de toda a boa intenção envolvida, as dinâmicas da cadeia são regidas pelo princípio de “compensação adequada”.

Como resultado, alguns exemplos de desequilíbrio sistêmico são os favores que nem sempre o outro está aberto a receber e que com o passar do tempo podem fazer ambas as partes se sentirem mal, ou situações em que uma das partes dá mais enquanto o outro não é capaz de retribuir de forma satisfatória, mesmo tendo ciência da dívida.


Como escolher a Constelação Familiar e onde fazer

Depois de conhecer um pouco mais sobre o tema e como a Constelação Familiar pode harmonizar sua vida, é comum que novas dúvidas surjam para aqueles que se interessaram pelo assunto, entre elas como escolher um local, constelador ou grupo de constelação confiável e profissional.

Para ajudá-lo a sanar suas dúvidas e dizer sim para essa transformadora experiência, o Espaço Mind está pronto para o atender e receber. Vamos juntos viver livres de limitações, padrões comportamentais repetitivos, traumas e tantos outros problemas que impedem o seu crescimento e prosperidade.

Participe de nossas sessões periódicas de Constelação Familiar, sinta no corpo e na alma o poder dessa técnica e comece a abrir caminho para uma nova história em seu sistema, dando espaço à satisfação e à harmonia que a sua vida merece. Lembre-se de que a melhor forma de comprovar é vivenciar.

Quer conhecer nosso espaço e tudo o que podemos oferecer? Entre em contato!