empreendedores que se aliaram na pandemia

Como empreendedores se aliaram na pandemia para sobreviver

Maturidade, organização e criatividade, essas são palavras de ordem para os empreendedores que se aliaram na pandemia para sobreviver em um cenário repleto de desafios nunca antes imaginados, que alteraram não só as dinâmicas de consumo dos públicos dos mais diferentes setores, mas também a forma de se pensar em gestão.

Não é de se surpreender que ao conferirmos os principais meios jornalísticos que abordam temas como o mundo dos negócios, seja comum nos depararmos com as notícias trágicas das consequências do Covid-19 frisando os impactos negativos que ainda reverberam na maioria dos mercados.

Entretanto, é sempre bom nos lembrarmos de que embora muitas empresas tenham sofrido em tal cenário, nem todos os gestores o sentiram da mesma forma. E, surpreendentemente, uma série de histórias de sucesso aconteceram devido às parcerias que não teriam ocorrido se não fossem por conta da tensão desse período. Mas qual é o segredo dos empreendedores que se aliaram na pandemia para sobreviver? Confira a seguir.


Identificando possíveis parceiros

Antes de mais nada, se você se interessou e deseja seguir o exemplo dos empreendedores que se aliaram na pandemia, pare um momento para avaliar seriamente sobre quais são de fato os seus pontos fortes, assim você poderá identificar quais dos seus produtos ou serviços essenciais devem ser sua munição principal e por meio disso ter mais clareza sobre o perfil de empresas que podem somar forças com você.

Antes que você aposte suas principais fichas em uma jogada no escuro, é melhor investir seu tempo nesse esforço inicial para evitar entrar em um desafio do qual seria melhor ter continuado sozinho, afinal você não quer mais um acumulador de aflições em seu caminho.

Em seguida, ao filtrar possíveis candidatos, estude quais deles são os mais compatíveis com o seu estilo de empreender. Ter afinidade entre demandas, uma boa carteira de clientes ou apenas aquele maquinário que falta em sua empresa não são motivos suficientes, é preciso que vocês entrem em um fluxo, e que os benefícios sejam mútuos.

Uma alternativa para quem ainda não encontrou uma parceria em potencial, especialmente para aqueles que não possuem um networking muito amplo, seria considerar fazer parte de algum grupo ou associação comercial. Mesmo que você não encontre potenciais parceiros ao participar de trocas com outros empreendedores, pelo menos ganhará mais aprendizados e com isso será capaz de ter novos insights.


Recomendações para começar uma união de sucesso

Analisar a estratégia dos empreendedores que se aliaram na pandemia para sobreviver e que conseguiram os melhores resultados é estar diante da predisposição e dinamismo de gestores perspicazes que decidiram não perder tempo e usar sua capacidade criativa para fragmentar os desafios trazidos pela incerteza.

Nesse sentido, uma boa dose de coragem e jogo de cintura para entender o que é de difícil percepção para a maioria dos empreendedores de primeira viagem são artifícios cruciais daqueles que decidiram continuar no jogo e vencer. Mas muito além da pura intuição e otimismo, estar apto para criar ações conjuntas bem-sucedidas com um novo parceiro requer flexibilidade e conciliação.

Em outras palavras, é necessário saber como quebrar sua resistência ao novo e compreender com o máximo de clareza possível quais são as expectativas de quem está entrando em uma possível união com você, assim detalhes importantes como o alinhamento de públicos, além de questões financeiras e objetivos a curto, médio e longo prazo não ficam para depois. Promova diálogos de forma aberta e transparente, sempre com sobriedade e se lembrando de que essa empreitada não é algo novo apenas para você.


Conheça o Espaço MIND SP e nossas soluções completas em locações de salas de evento, consultórios, estúdios e muito mais.


Vantagens percebidas pelos empreendedores que se aliaram na pandemia

Segundo a publicação norte-americana M&A Report, mesmo com todas as consequências da pandemia, em 2020 o mercado de fusões conseguiu atingir a marca de 28,5 mil transações pelo mundo, resultando em um volume de US$ 2,8 trilhões.

O que justifica um volume de transações tão grande, quase igual ao ano de 2017 e com projeções crescentes em um cenário tão delicado? Em momentos difíceis somos movidos a observar as situações por diferentes ângulos e nesse contexto encontramos os pontos positivos que uniões organizadas podem nos trazer.

Entre as principais vantagens de uma união entre empreendedores estão a redução de concorrência, abertura e acesso a novos mercados, compartilhamento de conhecimentos, aquisição de novos talentos, ampliação de portfólio de serviços e produtos, expansão de carteira de clientes e economia de tempo na estratégia de crescimento.


Perspectiva dos empreendedores que se aliaram na pandemia

Pronto, se você entrou em uma união, seja com um ou mais empreendedores, agora é hora de arregaçar as mangas e fazer acontecer. Contudo, cuidado nunca é demais, já que estamos falando de um novo caminho que envolve alinhamento de culturas, faturamento e gestão de pessoas.

Dessa forma, de acordo com o planejamento mútuo, considere organizar lideranças em setores específicos e estabeleça responsabilidades claras. Se necessário organize ou mescle equipes e promova a integração de todos.

Em suma, os que fazem a lição de casa com o devido cuidado têm um caminho promissor e conseguem entrar no desejado fluxo que vai além da sobrevivência, e sim, em direção ao crescimento. Afinal, agora contarão com melhores condições de atuação, disfrutando de uma empresa mais competitiva com relação às alterações do mercado graças a possíveis diminuições de custos, aumento de receitas e abrangência de marca.

Quer conhecer nosso espaço e tudo o que podemos oferecer? Entre em contato!