novos empregos pandemia

Novos empregos que surgiram durante a pandemia

A pandemia trouxe um cenário que nossa sociedade nunca conheceu. Além de todo o contexto triste, com a perda de pessoas queridas por um vírus tão pouco conhecido, a nossa relação com o cotidiano mudou por completo. Novos empregos também surgiram durante a pandemia, alterando a dinâmica do mercado de trabalho,

Tivemos que experienciar o distanciamento e a diminuição do uso de espaços físicos como peça fundamental do nosso consumo e entretenimento. Com comércios e restaurantes fechados por semanas, descobrimos um novo mundo em nossas próprias casas. 

Nos últimos meses, houve uma retomada gradual de serviços em espaço físico, respeitando os protocolos sanitários estabelecidos pelas organizações competentes, mas o número de pessoas que estão frequentando esses estabelecimentos não chega perto do original. 

 

Novos empregos surgiram na pandemia

Alguns dizem que vivemos um “novo normal”, mas a pandemia apenas acelerou alguns processos que já imaginávamos acontecer em breve. Para algumas empresas, o espaço físico se tornou um elemento de baixa prioridade, sendo abandonado por alguns negócios, como escolas que preferiram manter o ensino à distância mesmo com o fim da pandemia. 

Com essa nova dinâmica surgem demandas em diversas áreas do mercado de trabalho, criando os novos empregos que surgiram na pandemia que vão atuar diretamente no cotidiano de milhares de pessoas.

Neste texto, trouxemos 3 novos empregos que surgiram com a pandemia. Eles possuem finalidades diferentes, mas seguem um mesmo raciocínio: ajudar pessoas em suas tarefas de forma virtual. 

 

Auxiliar de tecnologia nas escolas

Esse é um dos novos empregos da pandemia que surgiu pela demanda. As escolas da rede estadual de São Paulo tiveram que atender a demanda de pais e alunos ao criar um cargo dedicado à auxiliar na parte tecnológica do ensino à distância. O professor designado para a função trabalha para auxiliar a experiência de participar da vida letiva com a ajuda da tecnologia, ajudando a comunidade a se conectar às aulas e enviar as atividades criadas pelos professores. 

Esse é um novo posto das escolas da rede pública de São Paulo que pode ser replicado em empresas e outras instituições, visto a dificuldade que algumas pessoas possuem de se inteirar na tecnologia e utilizarem novas ferramentas digitais em seu cotidiano.

 

Conheça o Espaço MIND SP e nossas soluções completas em locações de salas de evento, consultórios, estúdios e muito mais.

 

Orientador para trabalho remoto 

Essa profissão pode ser semelhante em alguns aspectos com a anterior, mas o foco aqui é dar total assistência aos colaboradores de uma empresa que estão longe do escritório. 

Com a necessidade de trabalhar de casa, muitas empresas forneceram equipamento e condições favoráveis para seus trabalhadores realizarem as mesmas atividades que fariam no escritório, só que em casa. O “vale home-office” foi uma realidade de muitas multinacionais, mas somente fornecer os recursos não foi suficiente. 

Para ajudar nessa transição, foi criado o cargo de orientador para trabalho remoto, uma pessoa encarregada de fazer todo onboarding ao sistema de teletrabalho da empresa.

 

Telemedicina

Na verdade, a telemedicina já estava sendo utilizada em uma escala diferente. Em São Paulo, alguns convênios estavam utilizando a telemedicina como uma checagem rápida para que os pacientes não perdessem tempo indo a um clínico geral por questões simples.

O uso começou a ser popularizado (e até mesmo recomendado) para consultas médicas simples para evitar o ambiente clínico e os riscos de contaminação pelo vírus.

Quer conhecer nosso espaço e tudo o que podemos oferecer? Entre em contato!